Para que serve o Marketing Digital nas marcas B2B?

Tenho encontrado muitas dúvidas em clientes no segmento B2B, sobre o que esperar de retorno em todo o Marketing Digital.

Os objectivos do Content Marketing (e das estratégias de Social Media em geral) para as marcas B2B passam em muito:

  • geração de leads
  • pelo Brand awareness
  • educar o mercado
  • e ainda promover a cultura da empresa lá fora para efeitos de captação/retenção de talento (esta acrescentei eu)

 

 

 

 

 

 

 

 

Contudo importa imprimir uma estratégia global entre os distintos canais em que a estratégia assenta, para que a percepção dos utilizadores à mesma marca nos diferentes canais resulte num todo coerente. Isto porque se observa em muitos clientes pequenas iniciativas isoladas em diferentes departamentos, experiências em diferentes canais (twitter, foursquare, facebook, etc).

Contudo não respeitam uma estratégia global em que coisas simples como tom de voz, horários das publicações, tipos de post (texto, texto+foto, apenas foto, etc) não são coerentes. Mas mais do que isso, denotam falta de conhecimento dos canais em que publicam, pois cada canal tem potencialidades distintas e públicos diferentes.

Porque é que isto me interessa?
Na minha equipa interessa-nos muito a questão: “As redes sociais estão aí, o que podemos tirar delas para benefício de clientes B2B?”. Trabalhamos com empresas que operam no segmento B2B e algumas em ambos (B2B e B2C) logo queremos prestar o melhor apoio possível no que toca à adopção de estratégias digitais.
This entry was posted in Social Media, Strategy. Bookmark the permalink.