Outliers – Malcolm Gladwell

• Estou a ler o Outliers do Malcolm Gladwell. É um autor de quem gosto muito depois de já ter lido Blink também da sua autoria. Algumas ideias chave que ele nos transmite em Outliers são muito simples e têm a ver com factores de sucesso das pessoas. Gladwell fala na parte final do livro de uma escola pública de Nova Iorque que é um modelo a seguir no sucesso que os seus alunos atingem. E esse sucesso assenta muito no trabalho e nas horas dedicadas ao estudo para no final ter uma recompensa.

Ideia 1
Lembrei-me que também eu no 5º ano era um aluno péssimo a Inglês, e tive de ter aulas de apoio, eram aulas suplementares de Inglês, 2 horas por semana. Essas duas horas apesar de poucas revelaram-se cruciais, creio que devo a essas horas extra gastas a treinar o Inglês, o facto de 1 ano depois começar a ter notas melhores na disciplina e hoje acho que tenho um nível satisfatório de conhecimento da língua.

Ideia 2
Outra ideia interessante que retiro deste livro é um estudo linguístico feito entre as línguas ocidentais e o Chinês, na aprendizagem da Matemática, em que o autor mostra como o chinês é mais fácil para aprender a Matemática…

Ideia 3
PDI são as inicias para Power Distance Index. Trata-se de um índice que mede a distância relativa entre a figura de autoridade e os subordinados em várias diferentes culturas. Creio que Portuga ainda tem um longo caminho a percorrer nesse aspecto, com a quantidade de “Sô Dotores” e afins que ainda se ouvem tanto por aí! Em Outliers, o autor dá um exemplo de 2 acidentes de avião que poderão ter acontecido devido à reverência que em ambos os casos os co-pilotos tinham para com os comandates de cada um dos aviões, numa altura crucial da aterragem o co-piloto não teve a destreza/assertividade para comunicar correctamente com o comandante! Um avião era Coreano e o outro Colombiano! Já agora na lingua Coreana existem 6 níveis diferentes de nos dirigirmos a outra pessoa, do formal ao mais informal, daí toda a confusão.

Ideia 4
As 10.000 horas de trabalho: Bill Gates e Steve Jobsnão venceram por acaso, mas sim porque em tenra idade se dedicaram ao que mais gostavam. Bill gates desde adolescente teve oportunidade de programar muitas horas no início dos anos 70, porque andava numa escola que proporcionava essa oportunidade!

This entry was posted in Inspiration, Lifestyle (My), Strategy. Bookmark the permalink.

One Response to Outliers – Malcolm Gladwell

  1. Bruno Júlio says:

    Tambén o Michael Jordan foi um Outlier. Não foi 1ª escolha nem 2ª no draft de 1984. Os Chicago Bulls escolheram-no, mas nos primeiros meses nem sabiam a pérola que tinham entre mãos…

    http://www.ionline.pt/conteudo/9450-jordan-foi-terceira-escolha-no-dia-que-mudou-nba

Comments are closed.