• É por estes projectos que eu gosto do lado democrático e justo da Internet, mais ainda sob a forma do fenómeno Web2.0.

Por sugestão de uma grande amiga minha, inscrevi-me no Kiva.org, uma associação sem fins lucrativos que faz a ponte ente o 1º e o 3º mundo, financiando projectos com micro-crédito a pequenos agricultores, comerciantes, artesãos, etc…

O interessante aqui é que podemos escolher a quem e a que projecto emprestar o dinheiro. Não fiz uma grande pesquisa até porque aqui toda a gente precisa de ajuda, e emprestei 25 USD a Ramón Filadelfo Montes Medina, um agricultor da Nicarágua.

Boas notícias:
1 – Com o EURO a bater recordes face ao Dólar, o valor de que estamos a falar ronda os 16euros (por cada 25USD)…. uma ninharia para ajudar!

2 – O dinheiro é emprestado a uma taxa de 0%, e é devolvido quando o agricultor, neste caso, tiver o seu negócio up and running

3 – O taxa de sucesso na devolução do dinheiro é muito satisfatória, basta ver as fichas individuais de cada projecto.

4 – Por fim, e esta tocou-me pessoalmente, nós Portugueses temos aqui oportunidade de ajudar pessoas de países de Língua Portuguesa. Pelo menos Moçambicanos há muitos, e com as cheias que este país tem sofrido nos últimos anos….

Tirem 20 min do fim-de-semana para espreitar este site….