• A consola Wii da Nintendo já possui um canal de votos, o “Everybody Votes”. Estava a ler a notícia no Bites e Bytes e a pensar como seriam os resultados do referendo ao aborto através de um sistema destes: electónico, em casa, e de rápida utilização.

O contexto em que se vota – normalmente salas de voto com urnas em escolas – é muito importante, porque penso que as pessoas mudam de opinião nesta pequena viagem que vai do conforto da sua casa – onde podem ter uma opinião verdadeira, sabendo que ninguém os vai censurar – até à sala de voto. Mesmo sabendo que o voto é secreto, a sua decisão está condicionada pelo ambiente solene que se gera à volta de um referendo. Para além disso um sistema electrónico de votação em casa permite uma mais rápida passagem da opinião ao voto, sem que hajam “desvios” no meio deste processo…

Esta questão é mais importante numa altura em que cada vez os cidadãos, globalmente, se revêem cada vez menos nos políticos que os representam (vejam os links sobre democracia:WEB 2.0, Colaboração, Commons, Democracia, Open” na coluna lateral deste blog)

Fica um tema em aberto para quem quiser dar a sua opinião…