• Quando um guru do design de informação e de interfaces gráficos (GUI) faz um ensaio critico sobre o interface do iPhone, no mínimo deperta-me a atenção por se tratar de um produto amplamente aceite “World Wide”!… A partir de um post no Information Aesthetics fui parar ao blog do próprio Tufte bem como o de um outro autor que lhe responde.

Ao ver a primeira parte do video creio que Tufte identifica (sem querer?) um problema que está relacionado com a Arquitectura de Informação, ou seja, logo num primeiro nível de navegação estão disponíveis uma imensidão de opções de navegação… que baralham mais em vez de ajudar a prioritizar/objectivar o percurso do utilizador no iPhone.

Mais à frente Tufte faz uma análise a uma aplicação com informação de mercados de acções, e apresenta uma alternativa. A sua crítica vai para o facto do grafismo um pouco “cartoon” (como ele próprio adjectiva) ocupar demasiado espaço… reparem que agora o problema já é o inverso: existe mais informação que deveria estar logo visível no mesmo ecrã!

Na minha opinião este é um problema antes de mais do foro da Arquitectura de Informação… Concordam comigo? gostava de ter mais opiniões sobre este tema que me parece interessante debater.